Eurocopa 1992

Disputada na Suécia tinha como franca favorita ao título a seleção alemã, já unificada. Na Copa de 1990, a Alemanha Ocidental tinha sido campeã e esta era a base do selecionado bávaro que disputaria a Euro 92.


Me lembro que o fim da União Soviética criou uma saia justa. Como os vermelhos já haviam se classificado, foi formada uma seleção da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que englobava os países que formavam a URSS.

Outro reflexo político foi a suspensão da Iugoslávia, que vivia uma Guerra Civil, pela UEFA. Denúncias de cerceamento dos direitos humanos motivaram a decisão que acabou favorecendo o segundo colocado do grupo das eliminatórias, a Dinamarca, já que na época apenas os campeões dos grupos jogavam a fase final.

Vista como azarão por só estar participando
devido a suspensão da Iugoslávia, a Dinamarca de 1992
era na realidade um grande time com nomes como:
Schmeichel, Larsen e Brian Laudrup.


As surpresas já começaram na primeira fase. No grupo A, França e Inglaterra eram favoritas, mas Suécia e o azarão Dinamarca se classificaram. No grupo B, nada de surpresas, Holanda e Alemanha classificadas, Escócia e CEI (obviamente sem a mesma motivação por parte dos jogadores em relação a que teriam se estivessem jogando como nação) eliminadas.

Semi-finais:

Alemanha x Suécia: Me lembro bem deste jogo. Torci muito pelos anfitriões, mas não deu.



Holanda x Dinamarca: Apesar de ser fã dos laranjas, não tinha como evitar torcer pelos azarões.



Ambos foram excelentes jogos. Um 3 x 2 empolgante no primeiro e um 2 x 2 no segundo com direito ao craque van Basten perdendo um penalti na decisão por penais.

E lá foi a Euro 92 para sua grande final. Grande!? Pensavam alguns... Os favoritos contra os "convidados". Vai ser uma daquelas finais em que a zebra chegou onde podia chegar e o favorito vai detonar. 

Nada disso. Jogo empolgante. De cara a Dinamarca abriu o placar, a Alemanha pressionou com os nórdicos jogando no contra-ataque. No final do jogo, o segundo gol dos dinamarqueses... 


  



A zebra era campeã sobre a favorita. Mais marcante impossível. Até hoje a Euro 92 foi a que mais me marcou. Apesar de ter apenas 11 anos à época, a tenho vívida em minha memória, principalmente a final. Vibrei muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: