Relembrando a Copa do Mundo de 1990 - Parte II

Partes I, II, III e IV (Final).

Durante a preparação para a Copa, a seleção brasileira oscilou bastante. Tomou goleada da Dinamarca, perdeu para a Suécia, mas venceu Itália e Holanda fora de casa.

A despedida das terras brasileiras em direção à Europa para a Copa ocorreu com um empate contra a Alemanha Oriental.

Antes de mais nada, ouçam o tema desta copa, "To Be Number One" de Giorgio Moroder. Na minha opinião o melhor tema de uma Copa do Mundo.



Abertura Oficial



Mas chegamos então ao dia 08 de junho. Era uma sexta-feira e cheguei da escola a tempo de acompanhar o jogo de abertura desde o início.



Chamada da Rede Manchete sobre a abertura



 Na Globo, teve Xou da Xuxa especial


Não assisiti, pois estudava de manhã. Ainda bem! 

Lembremos que nesta época, ainda era o campeão da edição anterior que tinha a honra de fazer a primeira partida. Portanto, no estádio San Siro, lá estava a Argentina contra a novidade africana Camarões. Uma barbada!

O estádio, com excessão dos argentinos, estava todo do lado dos africanos. Mesmo estando Camaraões com um jogador a menos, graças a uma falha do goleiro Pumpido, a zebra apareceu na Itália. Logo no jogo de abertura!

 Argentina 0 x 1 Camarões


No dia seguinte outra surpresa, no mesmo grupo da Argentina, vitória da Romênia sobre a União Soviética.

União Soviética 0 x 2 Romênia


Num grupo onde Argentina e URSS despontavam como favoritas, um grande revés de cara. Deste grupo ainda tenho em minha memória a partida entre essas duas seleções onde ocorreu, sendo maldoso, o maior reforço para a albiceleste. Na ocasião o goleiro Pumpido se lesionou gravemente e ficou de fora do restante do torneio. Assumiu a meta o goleiro Goycochea, responsável por grandes defesas, inclusive em decisões por penaltis que levaram a Argentina até a final.

Argentina 2 x 0 União Soviética



Camarões 2 x 1 Romênia




Argentina 1 x 1 Romênia




União Soviética 4 x 0 Camarões




No final das contas a classificação deste grupo ficou assim: Camarões, Romênia, Argentina e União Soviética. Os favoritos nas duas últimas posições. Nesta época, alguns terceiros colocados também se classificavam e com isso os argentinos conseguiram estar nas oitavas de final.

Os anfitriões estrearam no segundo dia de competições com uma vitória sofrida sobre a Áustria. 

Itália 1 x 0 Áustria




Com mais duas vitórias, 1 a 0 sobre os Estados Unidos e 2 x 0 sobre a Tchecoslováquia se classificaram em primeiro, mas sem brilhos.

Deste grupo tenho guardado na mente a primeira goleada do torneio ocorrida no terceiro dia de competição, dia da estreia do Brasil, um domingo.

Tchecoslováquia 5 x 1 Estados Unidos


Itália e Tchecoslováquia confirmaram o favoritismo e se classificaram.

Sobre o grupo do Brasil falaremos mais tarde, mas no mesmo dia da goleada acima e da estreia do Brasil, a Alemanha Ocidental também estreou e com goleada. Um surpreendente 4 a 1 sobre a sempre forte Iugoslávia. Desta partida tenho guardado um golaço de Matthäus de fora da área.

Alemanha Ocidental 4 x 1 Iugoslávia


A Alemanha confirmou o favoritismo com mais uma goleada sobre o saco de pancadas do grupo, Emirados Árabes Unidos e um empate frente a Colômbia. Na disputa pela segunda vaga do grupo, vantagem para os iugoslavos que no confronto direto venceram os sulamericanos por 1 a 0.

Iugoslávia 1 x 0 Colômbia


Com uma viória sobre os Emirados Árabes na primeira rodada e um empate na última rodada contra os alemães já nos acréscimos da partida, a Colômbia ficou em terceiro no grupo, mas conseguiu se classificar para as oitavas.

Alemanha Ocidental 1 x 1 Colômbia


A outra seleção sulamericana também passou aperto.

Com Espanha, Bélgica e Coréia do Sul como adversários, o Uruguai ficou em terceiro no grupo, mas conseguiu se classificar para as oitavas graças a um empate sem gols contra a Espanha na estréia das duas seleções e uma vitória magra por 1 a 0 frente a Coréia do Sul na última rodada. Além disso, a celeste perdeu na segunda rodada por 3 a 1 para a Bélgica. Os belgas ficaram em segundo no grupo, um ponto atrás da primeira colocada Espanha após perderem para esta na última rodada por 2 a 1.

Bélgica 3 x 1 Uruguai



Uruguai 1 x 0 Coréia do Sul



Espanha 2 x 1 Bélgica


O grupo mais chato e truncado desta copa foi o composto por Inglaterra, Holanda, Irlanda e Egito. Os seis jogos se restringiram a 5 empates, 3 por 1 a 1 e 2 por 0 a 0 e uma viória por 1 a 0 da Inglaterra sobre o Egito.

Graças a este resultado, os ingleses ficaram em primeiro lugar. Irlanda e Holanda ficaram empatados rigorosamente em tudo na segunda posição. Na última rodada se enfrentaram e tiveram a chance de mudar essa situação, contudo como o empate favorecia a ambas e com o 1 a 1 no placar, ficaram trocando passes despretenciosos a ponto do árbitro da partida chamar os dois capitães e pedir jogo, porém, sem ser atendido. Pior para a Holanda que no sorteio ficou com a terceira colocação e teve que enfrentar a Alemanha Ocidental já nas oitavas.

Inglaterra 1 x 0 Egito



Holanda 1 x 1 Irlanda


Partes I, II, III e IV (Final).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: